• banner4

  • banner3

  • banner1

  • banner2

Tratamentos Anterior

Bioimpedância Tetrapolar

bioComposição corporal

o corpo é composto por massa livre de gordura (magra), gordura e água. A soma destes valores dão o total de seu peso corporal; (a massa livre de gordura inclui músculos, ossos, órgãos vitais, e etc.); tanto o tecido gordo como o magro contém água. Para ter um corpo são, é extremamente importante uma proporção adequada de tecido magro e gordo.

Por exemplo, o seu corpo deve ter aproximadamente 79% (setenta e nove porcento) de tecido magro e 21% (vinte e um porcento) de tecido gordo.

Quanto mais magro você é, mais ativo é seu metabolismo, mais saudáveis são seus órgãos e mais energia você terá.

- Certo? NÃO!!
- Ser magro tem limites.

Suponhamos que sua roupa esta justa e você decide emagrecer 5 kg. Você precisará saber que vai perder gordura e não tecido magro, que é muito importante para sua saúde e para um correto funcionamento de seu metabolismo. Nenhuma balança comum pode provar esta informação vital, mas sim a ciência da bioimpedância.

Quantidade de Gordura:

A porcentagem de gordura corporal é a medida mais importante para aquilatar seu estado nutricional. Por exemplo, uma pessoa pode medir 1,50 mts, pesar 40 kgs e ter 11 kgs de gordura. Outra de 1,82 mts, 72,5 kgs também pode ter 11 kgs de gordura. Esta pessoa de 72,5 kgs está em melhores condições nutricionais do que a pessoa de 40 kgs, porque os 11 kgs de gordura representam uma porcentagem menor de seu peso corporal total.

Massa magra

Os kilogramas de massa magra no seu corpo, em sua maioria músculos e órgãos vitais, representam o peso de seu organismo que não é gordura. Para um mesmo volume de gordura e massa magra, o tecido magro é mais pesado, em outras palavras uma taça de tecido magro pesa mais que uma taça de gordura. Isto ajuda a explicar porque muita gente alcança um peso e depois não consegue abaixar, mais, mesmo com dieta e exercícios físicos. Eles continuam perdendo gordura, mas paralelamente incrementam sua massa e assim não se pode observar variação no peso corporal total. Os resultados reais, sem dúvida, são: um corpo mais saudável, perda de cm, uma figura mais esbelta, um possível incremento no gasto metabólico basal e um melhor estado nutricional.

A água

Um litro de água pesa aproximadamente 1 kg. A maioria dos fluidos corporais estão contidos na massa magra, que normalmente contem 70 a 75% de água. Muitos tratamentos para emagrecer provocam a perda de peso na desidratação e não na perda real gordura. Isto é extremamente perigoso para sua saúde além de apresentar inconveniente do rápido retorno do peso

Existem vários tipos de exame, em nossa clínica durante a consulta fazemos a bioimpedância TETRAPOLAR.

O exame dura em média 2 minutos, é indolor.

A bioimpedância tetrapolar ou total, também pode ser feita na clínica, porém deve ser agendada, mede a taxa de gordura, massa magra (músculos), ossos e agua total do corpo, custa R$ 100,00 e deve ser procedida de uma consulta nutricional. Abaixo figura do exame:

O exame dura em média 10 minutos, é indolor e deve seguir algumas orientações:

Alguns outros cuidados devem ser tomados para que o resultado de bioimpedância elétrica seja perfeito.

Uma boa hidratação é fundamental para um bom teste. Para isto, recomendamos :

  • Ingerir pelo menos 2 litros de líquido (aproximadamente 8 copos) no dia anterior ao teste.
  • Não ingerir bebidas alcoólicas e café nas 12 horas que antecedem o exame.
  • Não realizar exercícios físicos ou sauna nas 8 horas que antecedem o exame.
  • Evitar o uso de medicamentos diuréticos no dia anterior ao teste.

OBS: As balanças vendidas popularmente não são aptas para esta medição, e seus resultados não são confiáveis. Faça este exame somente acompanhado de um profissional habilitado e siga as recomedações para melhores resultados. Lembrando também que o exame sendo tetrapolar é superior ao bipolar( só as mãos ou somente os pés) pois evita o falso negativo, dando resultados mais precisos, fazendo a corrente elétrica circular por todos os pólos do nosso corpo e não somente braços ou pernas.

Indicação: Controle de peso e massa corporal